quinta-feira, outubro 27, 2005

Descobrindo o bairro

As coisas não são sempre fáceis. Descobrir um supermercado que tenha mais que 2 tipos de molho de tomate pra macarrão, por exemplo, demorou. Meu bairro antigão, super Barcelona, sonho de consumo de uma moça inocente chegando nessa cidade, não é dos mais práticos. Milhões de micro lojinhas fofas, mas nenhum lugar onde eu possa comprar TUDO o que preciso. Tem a tienda de legumes onde tem os tomates mais bonitos, mas sem as cenouras, que se encontram no outro quarteirão; tem o mercadinho que vende pasta de dentes, mas quem quiser uma escova tem que ir até a farmácia. E assim por diante. Uma compra mais importante pode levar a manha toda, de loja em loja. E ainda por cima tenho que subir 6 andares de escadas, porque não possuo elevador. E 6 andares com compras voluminosas não é fácil...
Mas estou encontrando as coisas, pouco à pouco. Tenho que sempre lembrar que tem o sagrado horário da siesta, onde TUDO fecha. Acontece entre 1 ou 2 horas, e vai até as 4 ou 5 da tarde. Exatamente quando sempre quero sair. Mas estou aprendendo.
Minha tiende preferida é a Ferreteria, onde se encontra material elétrico, de encanamento, ferramentas, o chaveiro e afins. Um dia desses ainda consigo arrancar um sorriso da senhora do caixa, a única outra mulher do pedaço. Mesmo sendo excelente cliente como eu, ela me encara com um olhar de desdén.
Estou entrando no espírito da Espanha: não se chama um encanador pra trocar o cano da máquina de lavar, se concerta com fita adesiva. Porque os prédios inteiros são mantidos em pé com barbantes e durex. E até tentei. Mas no final tive que descobrir como se faz pra trocar uma serradura, qual o tubo da máquina de lavar que se troca quando ela vaza, como selar o mármore da bancada da cozinha, e outras cositas mais. Só tive que recorrer à fita adesiva uma só vez.
Na próxima pane elétrica eu ainda vou seduzir a senhora da ferreteria...




quinta-feira, outubro 13, 2005

Um pouco de drama sempre acontece para apimentar a vida: a Espanha está com problemas de chuvas fortíssimas, e enchentes em várias áreas. Barcelona não teve problemas muito sérios, apesar de muitos dias de chuvas fortes. O pior foi uma estação de metro, que inundou completamente, e tiveram que fechar a linha durante o dia. Mas nós sempre temos a sorte. E uma bela noite, ouvindo aquele barulinho gostoso de chuva do lado de fora, senti um pingão na testa! E os pingos continuaram, logo se espalhando pela casa. Tinhamos goteieras no quarto, na sala, na cozinha e no banheiro. Tivemos que arrastar o colchão pra fora do quarto, mas logo a água se escorria pelo chão da sala, nos molhando de qualquer maneira...
A dona do apartamento, muito fofa, esta tentando... Mas nada é fácil nesse país, e creio que temos que ficar torcendo pras próximas chuvas serem bem mais fraquinhas...




quarta-feira, outubro 05, 2005

Quando contei ao meu amigo, o Senhor V. (pai de uma aluna da universidade onde eu trabalhava), que eu estava me mudando pra Barcelona, ele ficou decepcionado. Me convidou pra jantar num belo restaurante libanes no bairro dele. Perguntou porque eu queria tanto ir embora de Paris, essa cidade tao maravilhosa. Expliquei que comparando aos seus 6 meses de vida na capital francesa, eu estava completando 11 anos. E que eu nao morava, como ele, do lado da Champs Elysees, mas sim do outro lado, no bairro 12.
- Mas é lindo o bairro 12! Ele exclamou.
- Vc ja foi até o bairro 12, amigo?
- Olha, na verdade nao, nunca fui. Mas também é lindo, nao é?
- Claro que é, mas muito, muito diferente do teu Champs Elyses, querido!
Ele continuou sem entender, mas um dia levo ele ao meu bairro, ele vera.

Nesta mesma conversa ele disse que tinha uma amiga em Barcelona. Descreveu ela como sendo muito bonita, atriz, mas com bastante personalidade. Simpatica, mas nem sempre facil. Todo bem, eu tambem nunca fui de ser facil... Me mandou seu endereço e telefone, e me deu seu nome: Christina Piaget. Achei muito chique, e fui pra casa procura-la na net. Sendo atriz, deve ter algumas fotinhos, pelo menos. Nao coloco nada aqui, mas se voce, leitor amigo, tiver mais de 18 anos, de uma procuradinha no Google. Sinceramente, à nao ser que tenha perguntas sobre onde comprar calcinhas fil dental de oncinha, nao teriamos la muita coisa em comum, eu e Christina Piaget!