terça-feira, agosto 28, 2007

Voltamos de férias este final de semana. A vida vai retomando seu rumo, pouco à pouco. Não é fácil começar a trabalhar de novo, mas com os amigos em volta, tudo fica mais fácil.

Neste espírito de retomada, telefonei a uma amiga. Ela esta me contando o que aconteceu durante suas ferias. Tranquila, conformada, me disse que seu irmão tinha comprado uma passagem, à prazo, para poder vir visitar-la em Barcelona. Sabendo que as coisas eram meio complicadas na hora de passar pelo controle de passaporte, se virou para ter uma soma interessante de dinheiro no bolso, para poder mostrar que tinha como passar seus três meses com turista, que todo brasileiro tem o direito de passar na Europa.

Minha amiga estava esperando no aeroporto, do lado de fora. Esperou, esperou, esperou. O voo aterrisou, e continuou na espera. Mas o irmão nunca saiu.

Os espanholes resolveram que ele não deveria entrar no pais. Ele ficou dentro do aeroporto dois dias, sem poder comunicar-se com a família esperando, e depois foi colocar em um voo de volta à São Paulo.

Perdeu a passagem, perdeu a oportunidade de visitar a família, e teve que voltar pra casa.

Brasileiros que chegam na Europa podem entrar como turistas, tem o direito de ficar 3 meses sem visto. Mas o fato deles não serem obrigados a pedir visto de turista só complica a vida. Porque chegando aqui, podem ser barrados no aeroporto, sem cerimonias, e sem razoes.

Fiquei chocada. Eles já se conformaram, e aceitaram a situação. Mas a historia ficou entalada na minha garganta. Sei que existem milhões de brasileiros ilegais na Europa. Mas então que peçam um visto de turista, para que as pessoas tenham pelo menos a segurança de poder entrar. Para que sejam barrados antes de subir no avião, e não uma vez chegados ao destino.

O moço vai continuar pagando as prestações do voo dele até o final do ano. Um voo de ida e volta ao aeroporto de Barcelona. Bem vindos à Europa!




quinta-feira, agosto 23, 2007

Von Blum: um lindo projeto de minha amiga Jessica. Até o final do ano, abrirá as portas. Até la, visitem o blog.




segunda-feira, agosto 20, 2007



A família do Monsieur tem uma casa linda no sul da França. Fica mais
ou menos entre a Provence e a Cote d'Azur. O lugar é lindo, a comida
muito boa, e a vida tranquila. Estes dias, por exemplo, fiz a colheita
da lavanda. Cortei as florzinhas, deixei secar, e desmanchei tudo,
tirando as florzinhas da planta seca. Agora falta parar de espirrar, e
colocar tudo em sachezinhos. Alguém quer um pouco de lavanda?




sábado, agosto 18, 2007

Estou de férias, mas estou aprendendo coisas. Muitas coisas boas, e algumas ruins. Afinal, a vida é assim.

Minha amiga querida, que andou deprimida, se divorciou, se apaixonou, despencou do mundo, e conseguiu sobreviver por ter agarrado em um fiozinho pendurado no precipício de sua dignidade, recomendou um livro. Um pouco porque é muito bom, mas muito para explicar o que tinha acontecido com ela. Durante suas aventuras, estava longe, mas
fui acompanhando tudo, e foi difícil entender. Agora sei direitinho. O livro foi uma explicação, e uma lição. Muito lindo.
Eat, Pray, Love, de Elizabeth Gilbert.

As coisas vão acontecendo durante a nossa vida, que precisam ser compreendidas. As vezes uma brisa passa, exatamente no momento em que precisamos dela, e tudo parece fazer sentido. Este livro chegou na hora em que estava aprendendo coisas feias sobre pessoas da minha família. E me ajudou aceitar certas atitudes e deixar as coisas acontecerem. Temos tendência a tentar controlar tudo. Mas o mundo funciona sem a nossa ajuda. E as pessoas podem fazer seus comentários e suas maldades sem que deixem resultados nas nossas almas. Se quisemos, claro. Se sabemos aceitar e deixar passar.

Este livro é sobre isso. E estou tentando aplicar o que aprendi à minha vida, minhas experiências atuais. Pouco à pouco chego la.




sexta-feira, agosto 17, 2007

Queridos Leitores,
Se vocês quiserem deixar perguntas nos comentários, são muito bem vindos. Porém, precisam deixar um endereço e-mail, se não, como posso responder?
Muito grata.




quinta-feira, agosto 09, 2007

Amanha me vou de férias pro sul da França, com amigos e familia. O de sempre, mas vai ser muito bom.

Antes, deixo algumas fotografias das coisinhas que fizemos com as mãos:







E o nosso mercadinho:




segunda-feira, agosto 06, 2007

Participamos, ontém, do festival Hamaka. Dia 2 de Setembro tem mais. Aproveita que é booooooooooooooooooooom demais!




quinta-feira, agosto 02, 2007

Percebe-se que ando sem inspiração. Faz tempo que não escrevo mais por aqui. Na verdade perdi inspiração de computadores em geral. O meu laptop esta chatinho, esquentando sempre, apitando, reclamando.

Fora isso, algum tempo atrás comecei a fazer cositas com as mãos, ajudando uma amiga a montar bijuterias. Vendemos em feirinhas e onde podemos. O que acontece eh que quando começo a fazer coisinhas, o computador fica menos atractivo. No real vs virtual, ele perde.

Só que um tempo atrás vi que a grande viajadora Leninha indicou meu blog no Thinking Blogger Award. Já faz muito tempo. Fica feio ser indicada e ter o blog parado. Entonces, estou tentando agitar o meu mundinho virtual. Vamos ver se coloca a joça em dia. Pelo menos, vou tentar.

Para continuar (melhor tarde do que nunca) com o trabalho de indicações da Leninha, aqui vão os meus:

Na verdade leio muitos blogs, e poderia fazer uma lista longa. Mas tenho que escolher 5. Escolhi pela qualidade da escrita, não pelas amizades.

Baxt sempre tem uma historia divertida pra contar. Recentemente casada, se mudou pra Londres, pra estudar. Tem uma visão muito parecida com a minha sobre coisas polemicas (aborto, politica, etc) e eh capaz de falar de besteiras com a mesma dedicação (as vans do Rio, o dia em que passou creme nos pés e saiu de sandália, escorregando pelo caminho todo). E sempre com muito bom humor.

Stefan escreve em Inglês, pelo menos agora. Também poderia escrever em português, dinamarquês, francês, e outras linguitas mais. Fala de experiências pessoais com muita honestidade e coragem. Escreve muito bem, e fotografa melhor ainda. Agora virou bam bam bam na National Geografic. Legal ter amigos chiques na vida!

DMadrid. Conheci Anlene pessoalmente quando visitei sua linda cidade. Ela é tão maravilhosa pessoalmente quanto sua escrita. Tem uma cultura sem fim, e é capaz de se expressar com tanta poesia, que deveria estar escrevendo um livro em vez de um blog.

Inveja de Gato estava parado desde o final do ano passado. Agora parece que esta se ressuscitando um pouco. Mas não importa, porque tem tanto material la dentro que não tem perigo de se esgotar. Não sei escrever suficientemente bem pra descrever o talento da Antonia Pellegrino. Leiam vocês mesmos, que fica mais fácil. Sei que não vão se arrepender.

Síndrome de Estocolmo. Denise não para de escrever, nunca. Faz um milhão de coisas na vida e ainda encontra tempo pra escrever sobre um milhão de coisas mais. Tudo sempre muito importante. Se você não lê seu blog durante uma semana não será capaz de encontrar o ultimo post que viu. Ela conhece todo mundo que existe na internet, e tem uma energia infinita. Confira, todos os dias, sem falta.