terça-feira, agosto 28, 2007

Voltamos de férias este final de semana. A vida vai retomando seu rumo, pouco à pouco. Não é fácil começar a trabalhar de novo, mas com os amigos em volta, tudo fica mais fácil.

Neste espírito de retomada, telefonei a uma amiga. Ela esta me contando o que aconteceu durante suas ferias. Tranquila, conformada, me disse que seu irmão tinha comprado uma passagem, à prazo, para poder vir visitar-la em Barcelona. Sabendo que as coisas eram meio complicadas na hora de passar pelo controle de passaporte, se virou para ter uma soma interessante de dinheiro no bolso, para poder mostrar que tinha como passar seus três meses com turista, que todo brasileiro tem o direito de passar na Europa.

Minha amiga estava esperando no aeroporto, do lado de fora. Esperou, esperou, esperou. O voo aterrisou, e continuou na espera. Mas o irmão nunca saiu.

Os espanholes resolveram que ele não deveria entrar no pais. Ele ficou dentro do aeroporto dois dias, sem poder comunicar-se com a família esperando, e depois foi colocar em um voo de volta à São Paulo.

Perdeu a passagem, perdeu a oportunidade de visitar a família, e teve que voltar pra casa.

Brasileiros que chegam na Europa podem entrar como turistas, tem o direito de ficar 3 meses sem visto. Mas o fato deles não serem obrigados a pedir visto de turista só complica a vida. Porque chegando aqui, podem ser barrados no aeroporto, sem cerimonias, e sem razoes.

Fiquei chocada. Eles já se conformaram, e aceitaram a situação. Mas a historia ficou entalada na minha garganta. Sei que existem milhões de brasileiros ilegais na Europa. Mas então que peçam um visto de turista, para que as pessoas tenham pelo menos a segurança de poder entrar. Para que sejam barrados antes de subir no avião, e não uma vez chegados ao destino.

O moço vai continuar pagando as prestações do voo dele até o final do ano. Um voo de ida e volta ao aeroporto de Barcelona. Bem vindos à Europa!

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Bruna,

Triste a historia da sua amiga, viu? Eu já ouvi muitos casos desses... Também acho melhor pedir visto, ao menos as pessoas passam por esse processo de seleção ainda em seus países de origem e não são obrigados a passar por tudo isso.

Acho que homem jovem, viajando sozinho, também é mais visado. Meus pais foram me visitar em Barcelona, acompanhados de meu irmão, sua mulher e o filho de 3 anos, e não tiveram problema nenhum. Mas iam passar só duas semanas...

7:35 PM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

1:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

ah menina to com um habito terrivel d fika futricando nos blogs...mas dei sorte e encontrei o seu, que por sinal é otimo.
e logo de cara me deparo com uma situação: essa historia do irmão da sua amiga. é q to indo esse fim d ano pra Barcelona. mas vou por portugal (vou apronta um rolo, rsrs), sabe como é, coisa d brasileiro que quer tenta a vida fora.

enfim, adorei seu trabalho. um dia pensei q seria web desing e descobri q daria pra publicitaria (1 ano d facul) e terminei sem nenhum..rsrs..mas vamo q vamo..alguma coisa tem q dar certo..rsrs...

bjuxx...fica bem!

1:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Bruna, adorei que voltou á blogar, passei por aqui várias vezes e nada de posts!!! Mas que história triste esta da sua amiga, que injustica, nao dá para entender mesmo este sistema, o mesmo acontece com vários brasileiros que vem para a Nova Zelândia, com curso de ingles pago, endereco de hostel e etc...
Bjos e bom final de semana...

12:18 PM  

Postar um comentário

<< Home