sexta-feira, janeiro 05, 2007

Viver na França

Bastante tempo atrás, a Cris deixou um comment aqui, perguntando sobre o que eu achei de morar tanto tempo na França. Até agora não respondi, mas achei a pergunta interessante, e então aqui vai:

França e Paris são muito diferentes, e eu conheço muito pouco da França de verdade. Morei 11 anos em Paris, e como a maior parte do tempo era estudante muito pobre, não tive muitas oportunidades de viajar pelo pais. Cheguei em Paris com 19 anos, pra fazer a faculdade, e foi uma experiência incrível. Ter liberdade e independência pela primeira vez numa cidade como Paris é fascinante. Fiquei impressionada com a riqueza da cultura e historia da cidade, e fiz de tudo pra aproveitar ao máximo. Aprender a falar Francês foi complicado, porque minha faculdade era americana, e todo mundo falava inglês. Mas fui morar com um menino brasileiro que tinha muitos amigos franceses, e depois de um ano de sair com eles, e não poder abrir a boca por timidez de falar tudo errado, resolvi falar só em Francês em casa, e aprendi na marra. Na época eu não via muito a beleza da língua, e demorou pra mim me esforçar pra aprender direitinho. Hoje em dia fico transbordando de felicidade quando os próprios franceses dizem que eu falo quase sem sotaque. Mas foi duro, e eles não ajudam em nada. Os parisienses, quando você esta aprendendo a falar a língua deles, não tem nenhuma paciência, e preferem dizer que não entendem nada, e sair de perto, do que fazer um esforço pra se esforçar à entender, e se interessar em comunicar com os estrangeiros. Acho que também, naquela época, o Brasil não era um pais tão na moda e fascinante pra eles, então mostravam menos interesse.

Porém depois de uns 6, 7 anos, Paris começa a cansar muito. O povo, que tem de tudo, parece muito infeliz. Eu não canso de comparar as pessoas sentadas dentro de um metro ou onibus em Paris com as que estão no Brasil. Os Franceses tem seguro de trabalho, educação praticamente de graça, seguro médico pra todos, seguro de desemprego, seguro de tudo. Acordar um dia sem nada na vida em Paris é bastante difícil. E no Brasil, acontece todos os dias, à todos. O brasileiro, se não pode pagar o médico, morre no corredor do hospital. Se não tem trabalho, passa fome. Se não pode pagar a escola, não aprende à ler. E ponto final. Por isso sempre fiquei com muita raiva daquelas caras de infelizes.

O que mais me assustou durante meus anos na cidade foi a falta de humanidade do povo. Uma vez estava no metro, de manha cedo, lotado, e uma menina desmaiou. Caiu no chão, completamente desacordada. Fui a ÚNICA pessoa a ajudar. E tive que brigar muito pra conseguir puxar a alavanca de emergencia, pra poder parar o trem e tirar a coitada da menina. Os passageiros não queriam, porque aquilo era só pra usar em caso de emergencia. Pode? Cheguei na faculdade tremendo.

Do outro lado da moeda, a cultura, a historia, a beleza da cidade não tem preço. Aprendi sobre musica, cinema, cultura, arte, literatura, e muito mais, durante a minha vida parisiense. E isso não tem preço.

Chegando em Barcelona vejo os contrastes. As pessoas são muito calorosas, gentis com os outros na rua, amáveis com os turistas (mesmo se eles são extremamente irritantes), e tanto mais. Falo espanhol muito mal, mas eles sempre me entendem. Acabei achando que era a rainha da cocada preta em termos de língua aqui, antes de perceber que eles se esforçam demais pra aceitar todos os sotaques, todos os erros, e nunca fazer careta pra nos, estrangeiros tontos. Eles sorriem na rua, se interessam por todos, e reconhecem a importância dos turistas e estrangeiros na economia deles.

Em termos de cultura, historia, e tal, eles são muito mais jovens do que os franceses, em todos os sentidos. A cultura e historia esta mais pra grafiti e cabelos azuis do que pro Museu do Louvre e a elegância francesa.

As coisas são muito diferentes. Mas a verdade é que morar em Paris foi uma experiência incrível, e eu não seria quem sou se tivesse vivido esse tempo todo em outro lugar.

15 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ai, pois é! Acabei de conversar com minha mãe no tel e ela estranhou meus planos de voltar para o Rio no futuro. Morar em Paris nesses quase dois anos foi otimo, enriquecedor e etc.. Mas passar o resto da minha vida aqui??? Sem chances! Passaria mais uns dois, se tiver um bom emprego que va me abrir algumas portas no Brasil, mas sem um bom emprego? Bom, Paris jah deu no que tinha que dar...
Sobre a lingua... eu até que me sai bem no inicio, mas eu nao fiz amigo NENHUM no meu primeiro ano de mestrado pq eles nao tinham a minima paciencia de tentar me entender! Sofri de solidao nesse lugar... Graças que Romain sempre soube das minhas dificuldades e sempre me deu muito apoio!
Bom, Obrigada por me ajudar com o hotel, vou dar uma olhada e depois te digo o resultado! Vou comprar um guia de Barcelona esse fds e comecar estudar para as ferias! huahuahu

Beijao

cris

5:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bruna - aceito sim umas Veja. Na verdade faz muito tempo que não leio nenhuma. De vez em quando leio na internet... Vc ainda trabalha na galeria? quando (que dia da semana) seria bom da gente se encontrar?

10:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Bruna. Concordo muito com sua visão de Paris. Também concordo que não dá para falar sobre Paris e o resto da França como a mesma coisa. É realmente muito diferente. Morei só um ano em Paris, mas pude ver o quão rabugentos e indelicados os parisienses podem ser. Mas mesmo assim eu tenho muita saudade de lá. Fiz pouquíssimos amigos, mas os poucos que fiz são preciosos, como o namorado da Cris, por exemplo. Apesar dos pesares, eu morro de saudade da minha vida lá, que também não foi fácil, mas era um lugar onde eu me sentia em casa.

Legar conhecer o seu blog e obrigada pela visita lá no meu canto.

Feliz 2007!
Beijos

10:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Legal a sua historia. Realmente, tudo o que passamos na vida - por pior que seja - nos torna aquilo que somos hoje.

Eu adoro francês - sempre gostei - e um dia ainda vou morar em Paris por um ano; conhecê-la em todas as estações, fazer compras nos mercados, etc... Mas também gostaria muito de conhecer um pouco mais da França mesmo.

O que vc falou das pessoas em Barcelona é bem verdade. Sinto o mesmo. Eu esculacho com o idioma deles e eles continuam todos gentis, me parabenizando por falar tão bem. Mas às vezes eu imagino se os parisienses não sejam assim, menos pacientes, por viverem em uma cidade tão completamente invadida por turistas. Paris é a cidade mais visitada do mundo!!! Não desculpa o comportamento deles, mas sei lá...

10:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu fiquei mesmo deslumbrada com Paris, adorei o ritmo, a beleza, a elegância das pessoas nas ruas, e amo a língua, mas os franceses, sao mesmo uma coisa á parte, terrível, povo muito sem educacao mesmo, chocante! Sabe que os japoneses estao até tendo uma síndrome de Paris? Por causa da falta de gentileza do povo! Li outro dia na net... mundo doido né? Também fico boba com o povo alemao que tem tudo, e vive de cara fechada, acho que se eles experimentassem viver um ano na pele de um trabalhador brasileiro iriam dar mais valor a tudo que tem, neh? Beijos e Feliz Ano Novo para vc, aí em Barcelona!

12:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bruna, aqui em Madrid, quando cheguei não rolava tanta gentileza, mas aos poucos noto que o povo está se acostumando (e aceitando) cada vez mais a presença dos imigrantes. Lembro-me que muita gente preferia não me entender, apesar da proximidade da língua.
*
Paris tem fama, mas sempre imaginei que fosse implicância nossa, esta espécie de rejeição que sofremos quando descubrimos que os estrangeiros não são como nós brasileiros. Tem gente que não suporta viver fora do Brasil e passa a vida se lamentando das distâncias físicas e mentais. Só enxergam o lado ruim e se preocupam demais com as diferenças, sem conseguir dar o braço a torcer para a riqueza que ganhamos ao viver em outra cultura. Enfim, hoje sei que o buraco é mais embaixo e "com-viver" implica também em um longo aprendizado.
*
Meu marido sempre diz que muita gente na Europa, em termos de humanidade, morreu de tão fria e egocêntrica que ficou. Concordo e discordo. Acho que os jovens estão cada vez mais abertos a outras formas de convivência.
Feliz 2007 pra você. Que Barcelona te dê muitas coisas legais e você a ela! Beijos :)

9:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

dizem que o pessoal do sul do país é mais simpático... é verdade?

3:58 PM  
Blogger Bruna said...

Ola Anonymous,
Imagino que as coisas no sul da França sejam bem diferentes, mas infelizmente eu conheço pouco.

4:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Bruna,

eu novamente! =)

Bem, vim te comunicar que chego em Barcelona dia 25 e parto dia 30. Reservei a pousada que vc recomendou. Ela era uma das mais baratas que vi na net. E parece super simpatica e aconchegante, bom para 5 dias de ferias! =)

Seria legal se vc pudesse passear uma manha ou tarde comigo na cidade. Eu iria adorar!

E, Romain se motivou em ir passar o fds comigo. Mas nao esta nada certo ainda!

Bom, obrigada pela ajuda

Te vejo em breve!

Beijao

Cris
(www.conexaorioparis.blogspot.com)

10:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Bruna,

eu novamente! =)

Vim comunicar que FINALMENTE irei para visitar Barcelona, depois de alguns anos sonhando com isso.

Chego dia 25 e parto dia 30 de janeiro. Reservei a pousada que vc recomendou, ela realmente me pareceu boa e o preço estava bem em conta comparado ao que vi na net!

Ve se consegue uma manha ou tarde para passear comigo! Ficaria honrada! =)

Romain se motivou em passar o fds comigo, mas nao eh nada certo ainda. Estou torcendo para ele ir! =)

Obrigada pela ajuda

Beijos e até breve!

Cris
(conexaorioparis.blogspot.com)

10:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Bruna

Desde ontem que venho devorando seu blog e tenho me sentido muito bem!! Tens um jeito muito massa de se expressar e esta sua última foi realmente uma sacada incrível... começar o ano falando de uma história sua vivenciada antes do lugar onde estais... muito legal isso!!!
Super interessante tua forma de escrever, que parece instigar aos leitores a expressar também suas percepções deste mundo, que se bem vivenciado, nos ensina muuuito!!!!

Como sou uma apaixonada por esta cidade onde estais morando, teu blog já faz parte de minha rotina e espero poder conhecer-te pessoalmente.
Estou indo conhecer de pertinho Barcelona e se puderes me enviar teu e-mail pra que possamos trocar algumas informações, ficarei imensamente feliz!!!
Mas desde já, muito bom te conhecer neste mundo virtual...!!!!

Muito boas energias pra ti!!
Besos

eziane.cavalcanti@hotmail.com

1:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

olá

Meu nome é Rafael e estou entrando para o serviço diplomático do nosso país.

Há a possibilidade de me mudar para a frança para trabalhar ou na embaixada ou no consulado.

Gostaria de saber onde morar, pra você que já tem residência em Paris.

Preciso de uma bairro uo lugar calmo calmo, nem nobre nem pobretão, se me entende.


Se puder em passar algum lugar, ou até na periferia da capital, serve, desde que seja legal.
ASsim posso seguir pelo google earth e conferir.

Agradeço.

RAfael
dr.rafaelomar@gmail.com

4:54 AM  
Blogger Pati Caravelli said...

Bruna, pois bem, de tudo se ouve sobre Paris, mas o fato é que me formo no final de 2007 em Moda e queria passar um tempo no exterior, mas estou meio sem destino, tinha em mente Paris ou o Canadá(mas estou reconsiderando após ler certos comentarios). Pois bem, preciso de dicas,muitas opnioes, de quem estiver lendo tambem. Universidades, cidades, empregos,paises, etc... sou otimista e disposta a viver em circusntancias fora da minha zona de conforto. ai vai meu contato para qualquer dica: patcaravelli@gmail.com

obrigada.Pat

7:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

gostei muito de conhecer est site. Tenho 45 anos, tenho um ótimo emprego aqui mno Rio de Janeiro, moro em um bairro ótimo, mas depois de conecer Paris e Barcelona, onde fiqui durante um mês de férias, não consigo parar de pensar em largar tudo aqui e viver em Paris ou Barcelona

1:25 AM  
Blogger ALlan said...

Muito bom seu texto. Tou pensando em passar uma temporada em Paris mas as vezes balanço pela Espanha pois já falo um pouco de espanhol (fiz 1 ano de curso). em barcelona eles falam espanhol nas ruas ou catalão? e as teves são em espanhol ou os canais são em catalão?
tou na duvida mas ahco q vou entrar no curso de Francês..

6:15 AM  

Postar um comentário

<< Home