quarta-feira, julho 26, 2006

Quando morava na França, sempre que perguntavam de onde eu era, faziam uma festa. Brasil, pra eles, é sinonimo de festa, copacabana e meninas de fio dental, carnaval, futebol, gente sorridente e feliz, praias maravilhosas e muito exotismo tropical. Na Espanha, estou começando a entender, a coisa é muito diferente. Brasileiro é sinonimo de imigrante ilegal que chega pra tomar os empregos dos locais. Na verdade, eles tem bastante razão. Porque primeiro tem as próprias festas, praias, sol e gente feliz. E segundo é que realmente existem muitíssimos brasileiros ilegais, trabalhando pra todos os lados, e lutando pra sobreviver como somente o nosso povo sabe fazer. As pessoas esquecem que a natureza não impõe limites territoriais, fora os mares, rios e lagos, e que as pessoas sempre deveriam ter o direito de andar por onde querem nesse nosso planeta, já que pertence a todos e a ninguém. Mas aqui existem muitos problemas territoriais. Todos os dias centenas de imigrantes clandestinos chegam às costas espanholas, vindo da África sub-sahariana. O governo não sabe o que fazer. Eles tem acordos entre países que não os deixam exportar esse povo de volta aos seus países, largando eles no meio do deserto como outros países fazem. Então acolhem essas pessoas, que chegam famintos, desidratados e muitos já mortos. Deixam os em lugares onde recebem tratamentos médicos, comida e teto, e esperam alguma solução cair do céu. E enquanto isso, nos, brasileiros, somos taxados de imigrantes. E os somos. E eles tem razão. Pero bueno, não é fácil pra mim me acostumar e aceitas que não sou mais aquela criatura exótica e interessantíssima que chega em terras europeias pra ser acolhida com braços abertos....

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Aiii que alívio! Já tava ficando paranóica achando que só eu percebia essas coisas... verdade que aqui brasileiro nao faz nenhum sucesso, eles "pasan" da gente...que sabe é até inveja ( que encobrem com sua capa de superioridade). Vai saber. Se vc permitir, gostaria de publicar seu texto no meu blog dia desses...
beijos

1:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ola Bruna eu gostaria que vc me enviasse o seu e-mail pois estou pensando morar na espanha ok
beijos
Priscila poliveira81@gmail.com

10:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Bruna, tudo bem? eu e minha namorada estamos pensando seriamente em largar nossos empregos aqui e com a indenização queremos ir morar na Espanha. O que vc pode nos dizer sobre essa nossa idéia. Se puder responda para meu e-mail. ulissescollyer@yahoo.com.br
abçs!!!

6:26 PM  

Postar um comentário

<< Home