quarta-feira, junho 21, 2006



Estou lendo um livro maravilhoso, lindo. Desert Children, da Waris Dirie. Waris foi uma modelo, que saiu de um povinho na África, e foi parar nas passarelas de meio mundo. Ela conta que na cultura e religião dela se pratica mutilação dos genitais femininos. (Isso é feito para que a mulher não tenha prazer nas relações sexuais, assim não tem perigo de virar um puta, ou querer ter relações fora as que seu marido exige.) A mutilação é feita sem qualquer anestesia, e sem cuidados médicos. Fora a dor insuportável que essas crianças e meninas tÊm que suportar, existe um grande risco de infecção, e muitas complicações durante a vida sexual da mulher, e na hora de ter um filho. Mas é uma pratica bastante comum em muitos países da África e Ásia.

Waris resolveu fazer alguma coisa contra essa pratica, e tornou-se uma das maiores lutadoras contra essa forma de tortura. Mora na Europa já fazem muitos anos, e fez muita pesquisa sobre a pratica, que acontece mesmo na Europa, aqui do nosso lado, na nossa civilização ocidental.

Ela criou uma fundação, a Waris Dirie Foundation. E escreveu vários livros. E virou embaixadora da ONU.

Vou contar mais sobre ela aqui. Mas vocês, amiguinhos, que são jornalistas, deviam pesquisar sobre essa mulher incrível, e propor artigos sobre o que ela faz. E mostrar seus livros pra todos que conhecem. Porque ela esta lutando contra uma das piores formas de tortura contra as mulheres. E merece o apoio de todas nos. Leiam, escutem, pesquisem. Vale a pena.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É, ela é muito famosa, já vi reportagens e programas na tv falando sobre ela.
O livro deve ser bem interessante.
bjs

11:48 PM  
Blogger Cris said...

Nossa, eu jah passei por esse livro na prateleira da FNAC, mas nunca cheguei a dar uma espiada! Agora deu vontade de comprar!

MENINA, esta dificil conseguir ir para Bcn!!! Como agora eu sou "trabalhadora", meus dias e horarios para viajar sao os de PICO e esta tudo caro! Tentei ateh as milhas da Air France, nem isso deu, me deram uns horarios horriveis!

Ai! Mas um dia eu chego aih! =)

Beijao

6:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ola! sou vi teu comentario porque estava à procura de imagens d aWaris Dirie e vi teu blogs. A gaja 'ta muito mais diferente hoje que esta na cobertura do seu livre. Minha colega de trabalho emprestou-me o livre so quinta feira e jà quase acabei com ele!!! Africana e congolesa de origem,jà ouvi falar de mutilaçäo sexual mas näo somos sometidas à isso no mei pais, graças a Deus. Esse livre é como uma boffetada à qualquer pessoa que näo tem consciencia do que se passa fora do seu pais. "Desert Children" ganha a ser conhecido.

Boa continuaçäo à todos.


nyla2106@yahoo.fr

9:19 PM  

Postar um comentário

<< Home