quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Nobel da Paz 2006

Quando eu era pequena, o meu melhor amigo era o filho da empregada da vizinha. Ele era lindo, chamado Adriano, e nos dois juntos, fazíamos uma imagem United Colors, a menina loirinha, e o menino negro. A vizinha brigava com a minha mãe, dizendo que isso não se fazia. Mas minha mãe me defendia, e deixava o Adriano brincar comigo.

Naquela época eu dizia aos meus pais que os pobres eram muito mais legais, e que eu não gostava de ricos. Talvez eu até tinha razão:

Você sabe alguma coisa sobre o Mohamad Yunus, aquele homem simpático que ganhou o premio Nobel da paz 2006? Aprendi um pouco sobre sua historia esses dias. Era professor de Economia, e um dia seus alunos fizeram um projeto com um grupo de mulheres pobres. Conversaram com elas, perguntaram o que fariam com alguns dolares, em termos de projetos de business. As ideias destas mulheres pareciam boas, pareciam viáveis. Os alunos prepararam business plans correspondendo aos projetos delas, que apresentaram ao professor Yunus. Ele, por sua vez, resolveu reunir em sua casa o grupo das tais mulheres, junto com seus alunos, e alguns amigos banqueiros. As mulheres apresentaram seus projetos, os alunos explicaram os business plans, e Yunus perguntou aos banqueiros se nao poderiam emprestar o dinheiro que elas pediam. Afinal de contas, os busienss plans provavam que estas mulheres tinham ideias boas. Os banqueiros, sendo banqueiros, responderam que não seria possível, pois elas não tinham nenhuma garantia, e no mundo dos bancos, simplesmente não existiam.

Yunus mando seus amigos para aquele lugar, e distribuiu pequenos empréstimos às mulheres. Elas pegaram seus poucos dolares, criaram suas pequenas empresas, e a grande maioria funcionou perfeitamente!

Yunus comparou a percentagem delas que conseguiu devolver o dinheiro, com a percentagem de grandes empresas e a percentagem de gente normal (as que existem para os bancos) que pagam as dividas dos empréstimos. O incrível é que elas eram muitissimo mais rentáveis. Conseguiam devolver a grana toda, com os interesses. E sendo que os empréstimos iniciais eram pequenos, o perigo para o professor era muito pequeno.

Com o resultado dessa experiência, Yunus resolveu fundar um banco de micro empréstimos à pessoas sem garantias. E ai esta o Grameen Foundation, crescendo desde 1976 até hoje.

Yunus também gostava de pobres, assim como eu, no auge da minha sabedoria, aos meus 6 anos.

(Mais informações sobre Yunus no site do Forum em breve...)

3 Comments:

Blogger Cris said...

Uau! Não sabia disso tudo! Sabia quem era, o que, quando.. mas não sabia o COMO.

Merci

Trabalhando muito? Jah conseguiu terminar algum outro trabalho? Como foi Madrid??? Fotos?? =)

Beijao pros dois!!!

8:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Boa vontade move montanhas!

1:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

bruna, outro dia vi na TVE2 um super documentário com várias pessoas que defendem uma mudança radical na maneira como a riqueza circula no mundo. O Yunus é encantador, tao claro e fala coisas tao simples e bonitas, gostei muito. Também conheci neste porgrama um tal de Jean Ziegler, da ONU, que falou da fome e de como acabar com a má distribuiçao dos alimentos. Enfim, ainda bem que cada vez há mais gente pensando que o mundo tal como está é um absurdo. Beijos

1:04 PM  

Postar um comentário

<< Home