quinta-feira, novembro 13, 2008

Consulado.................

Outro dia fui renovar meu passaporte Brasileiro no consulado. A ultima vez que fui ao Brasil ele estava expirado, e tive que entrar como gringa, que não deve ser o correto... Leva quase um mês, o que eu acho um absurdo.
Quando estava saindo, peguei o elevador com uma moça. Ela perguntou:
-- Porque será que a gente fica tão nervosa com documentos? Não fizemos nada de errado.
E é verdade. Porque será?

1 Comments:

Blogger Alexandra said...

pois é... deve ser a nossa burrocracia, onde a presunção principal é de que estamos mentindo e portanto temos que provar que estamos falando a verdade.

Aqui no Canada é o contrário. A presunção é que estamos falando a verdade e ninguém tem medo de documentos ou burocracias (que é bem mínima, comparado ao Brasil). Toda vez que eu tenho que apresentar qualquer documento eu fico paranóica e o Alan não tá nem aí...

O meu exemplo clássico é a formatura da faculdade. Colei grau no Brasil, num curso de Direito, e fui dar entrada no pedido de diploma. Entre os milhares de documentos necessários para dar entrada no pedido constava o certificado de conclusão do segundo grau. Mas se eles me deixaram matricular, cursar e colar grau, é pq eu terminei o segundo grau, não? Bom, pra encurtar a historia, levou 2 anos pra eu conseguir meu diploma pois sempre faltava algum documento e eles indeferiam o pedido. Só saiu depois que eu escrevi uma carta muito mal-humorada pro reitor.

Já aqui no Canadá, seis meses antes de se formar, vc entra com o pedido de formatura, dizendo que terá concluido os creditos no final do ano. Eles conferem seu curriculo (vc não apresenta nada, claro) e vc entra na lista de formandos. Aí é só aparecer no dia e receber o canudo, com seu diploma dentro. Ninguem quer saber se vc concluiu o segundo grau, se tem carteira de identidade, certidao de nascimento, ou o que for.

1:42 PM  

Postar um comentário

<< Home