terça-feira, março 06, 2007

Recebi um comentário de uma moça simpática perguntando sobre o que é viver legalmente na Espanha para nos, como somos tratados, e das possibilidades de conseguir ficar aqui numa boa.

Explico: Viver em um pais ilegalmente não é bom, a não ser que você tenha uma pessoa que banque todas as tuas despesas e que possa satisfazer teus desejos. E mesmo assim, sem visto, eu não faria. Tenho a sorte incrível de ter passaporte italiano e francês. Por isso posso viver e trabalhar legalmente nos países da Europa. Por isso já faço isso fazem vários anos. Mas para um brasileiro sem outra nacionalidade, fica complicado. Vale a pena fazer uma universidade ou um curso de línguas, com o visto de estudante certinho, e tudo pago bonitinho antes de você chegar. Mas tem muita gente querendo vir morar em Barcelona, achando que uma vez aqui consegue se virar, achar um emprego legal, e viver bem. A Europa não é paraíso nenhum, trabalho não é mais fácil de encontrar, e as profissões não são mais respeitadas aqui do que no Brasil. Os salários talvez sejam mais altos, mas os custos de vida também são. Não conheço muita gente que ganha o suficiente aqui pra guardar um pouco de grana. Não existe nenhuma receita magica pra poder ganhar o suficiente pra sobreviver sem ter um emprego certo, declarado e legal.

Agora se você estiver aqui certinho, com os documentos em dia, a vida é muito legal. O povo é muito simpático, acolhedor, e amigo. As pessoas na rua ajudam aos estrangeiros que estão perdidos, e sorriem aos outros.

Barcelona é uma cidade que depende muito do turismo, e o povo sabe disso. Por isso são muito legais com turistas e estrangeiros chatos que invadem a cidade deles. Ao mesmo tempo, desde que os outros países europeus perceberam que Barcelona é uma cidade maravilhosa, e que os estrangeiros começaram a procurar empregos aqui, que os europeus perceberam que podem se aposentar numa cidade cheia de sol, os preços de tudo subiram muito. E os catalães sabem disso. Por isso tem, e sempre terão, mais respeito pelo povo local do que pelos estrangeiros. Isso é normal. A grande maioria dos países no mundo (com a exceção do Brasil), sempre vai dar favor aos locais antes dos estrangeiros.

Sobre a experiência dos Brasileiros aqui, especificamente, só posso comparar com a minha experiência própria de ser brasileira na França. O Brasil é visto como exótico e fascinante pelos franceses. Já a cultura espanhola, que é muito mais próxima da nossa, não vê nada desse exotismo. Eles tem uma visão muito mais realista do Brasil, como mais um pais da América Latina, que exporta gente pra cá, e que tem os mesmos problemas que os outros países de baixa renda.

Já falei sobre vistos aqui, e sobre viver em um pais da Europa. Em caso de duvidas, entre em contato com a embaixada espanhola da tua cidade.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

oi Bruna, concordo plenamente com você, muita gente pensa que tudo irá se resolver em suas vidas com 2 ou 3 anos de ralação por aqui... Bom, só quem vem sabe o que é, nao adianta muito explcar, mas a gente tenta né... beijos

ops: quando voltas a Madrid?

7:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Assino embaixo! Vc contou exatamente a realidade como ela é...

bjs

11:49 AM  
Blogger Cris said...

Eu não tenho um nada ($) na reserva.. =/

7:00 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Bruna, só queria acrescentar uma coisa. Como vc já está há muito tempo na Europa, talvez não tenha idéia de que a vida no Brasil tá difícil. Portanto, para certos brasileiros passar perrengue na Europa vale a pena, e muito. Para outros não, tudo depende da pessoa. É importante sempre repetir que a Europa não é paraíso, porque não é mesmo. Mas quando eles reclamam aqui em Londres de falta de segurança, de salários baixos, de desemprego eu, com os meus 27 anos de Brasil nas costas, tenho vontade de rir.

Por outro lado, tem um pessoal que vem para cá para juntar dinheiro e sem falar inglês direito que trabalha demais, em empregos ruins, mora mal e não tem lazer nenhum. Para essas pessoas, a Europa às vezes é um inferno. E para piorar tem esse tempinho cinza e chuvoso.

No final das contas, eu concordo com você. É bom tentar vir num esquema razoável, mesmo que seja para ralar. Porque morar com mais 25 brasileiros numa casa caindo aos pedaços na área 32 de Londres trabalhando 18 horas por dia não é bom para ninguém. Mas para alguns, vale a pena, depois de 3 anos a pessoa compra uma casa no Brasil, abre uma franquia da casa do pão de queijo e passa a ter uma vida ótima e com sol.

Ai ai, falei falei e não concluí nada :)

12:43 PM  
Blogger Bruna said...

Baxt, com certeza, concordo plenamente com o que vc diz. Mas andei recebendo mensagens de pessoas bem estabelecidas no Brasil, que querem vir aqui porque acham que a vida europeia é melhor. Claro que pode dar certo, mas fico preocupada, porque ja tive pessoas da minha familia deportadas, e isso nao é brincadeira!
Cris, a sua situaçao ja é outra, e nao acho que voce entra nessa categoria, menina!
Ciça, Anlene e a Comentarista, obrigada pelo apoio...

1:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Uma coisa é fato: dificilmente quem está bem estabelecido no seu país de origem, larga tudo para tentar a vida em outro país. Em blogs pode-se tudo, as aparências as vezes enganam. E ainda muitas vezes o allure de uma vida no exterior fala mais alto. Conheço muita gente que não está disposto a trabalhar para patrão no Brasil, mas trabalhar para patrão na Europa? ah, é bem mais chique!

2:25 AM  
Blogger Unknown said...

ruim por ruim, Barcelona é bem melhor q curitiba.. eu acho... bjs a todos.. adoro o blog

1:39 AM  

Postar um comentário

<< Home