sábado, março 03, 2007

Telefonica España

Esta semana vou fazer uma festa em casa. Vou celebrar um acontecimento inédito em nossas vidas. A conta telefonica chegou, e não tinha nenhum erro aparente. Não tive que ligar pra reclamar, não tive que pedir um reembolso. E isso é um milagre em nossas vidas.

Minha experiência com a Telefonica foi assim:

Chegamos em Barcelona, e logo que encontramos um apartamento, pedimos uma linha telefonica. Não precisava, na verdade, pois todos tem telefones celulares, mas sem a linha fixa não tem como instalar internet em casa. Não existe outras opções. Esperamos 10 meses, até sair daquele apartamento, e nada de telefone. Visitei todas as lojas, telefonei mil vezes, passei mensagens pelo site deles, e nada. Uma linha telefonica simples não os interessava.

Quando mudamos ao apartamento atual, mais espertinhos dessa vez, pedimos logo a linha telefonica com a conexão internet incluída. Existem outras opções mais baratas que telefonica, mas sem o telefone fixo deles, não dava pra fazer nada. Dessa vez esperamos por volta de um mês, e instalamos o telefone, com internet em casa e tudo. Um luxo total.

Quando chegaram as contas, vi que eles estavam pedindo 4 euros pelo aluguel de um aparelho telefonico. Como eram só 4 euros, deixei quieto. No mes seguinte, mais 5 euros. Não me pergunte porque o aluguel de um telefone fantasma muda de mês pra mês, isso é outra historia. Mas liguei, reclamei, e eles gentilmente nos rembolsaram.

Na conta seguinte veio a compra de um telefone, uns 45 euros. Liguei outra vez e expliquei gentilmente, que o nosso aparelho era nosso, não vinha da telefonica, não era alugado ou comprado deles. Eles nos rembolsaram outra vez.

No mês seguinte, abri a conta achando que já estava tudo aclarado. Mas não, eles cobraram 24 euros por duas intervenções de um técnico. Telefonei, perguntando o que o técnico teria feito em casa. A mocinha explicou que ele tinha instalado uma rede interna. Respondi que não tinhamos nenhuma rede interna, e que nenhum técnico tinha passado, a não ser que entrou pela janela enquanto não tinha ninguém em casa. Dessa vez a pessoa do outro lado da linha já não foi nem um pouco simpática, e tivemos que gritar bastante. No final ela disse que apresentaria a nossa queixa, mas não achava que daria em nada. Fiquei louca da vida, mas algumas semanas depois recebi o dinheiro de volta na conta.

Ufa.

A conta que chegou esse mês me deixou nervosa, tinha certeza que eles inventariam alguma coisa, no mínimo uma instalação de um satélite dentro da minha sala, ou algo assim. Mas não, a conta veio certinha. Beeeeeeem salgada, mas certinha. Por isso vamos celebrar, com champagne e amigos, numa festa aqui em casa.

E esperamos com ansiedade a conta do mês que vem.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Bruna,
Vai a dica para o futuro - vc pode conseguir internet a cabo sem ter linha telefônica!! Foi o que fizemos pela ONO quando chegamos aqui. Como vc, não precisávamos delinha telefonica pois tinhamos celular e com internet dá para usar o skype para ligações internacionais/interurbanas, etc. Mas todo mundo dizia que não tinha jeito de instalar internet sem linha telefonica (o que não é verdade). Chegamos a entrar na fila na loja da telefonica mas acabamos desistindo de esperar.
Aí vi que tinha cabo da ONO no nosso apartamento. Fomos na loja, a moça procurou na base de dados e viu que realmente, o serviço poderia ser instalado no nosso apartamento. Queria só internet mas acabei assinando internet/tv/fone pois tinha uma promoção na qual a instalação e o cadastro saíam de graça. Eram 4:30 da tarde quando assinamos o contrato e a moça falou que o tecnico nos telefonaria quando fosse instalar, o que poderia ser feito em mais ou menos uma semana. Bom, no dia seguinte, as 10 da manha ele ligou perguntando se podia vir e estávamos na internet às 11 da manha. Ou seja, tive tudo instalado em menos de 24 horas!!!

4:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

continuando,

Mas o telefone não dava linha e o técnico não conseguiu descobrir porque. Ele prometeu voltar com outro equipamento para arrumar o telefone. Ele mesmo ligou para a central de atendimento e confirmou com eles que tudo tinha sido instalado mas que o telefone não funcionava. Como nós não dependíamos do telefone, não ligamos muito. Bom, nos proximos dias o técnico nos telefonou mais umas duas vezes para ver se o telefone tinha dado linha. Nada. Depois ele ficou atrás da gente para poder marcar um horario para vir no apartamento e consertar o aparelho. Hehehe, foi a primeira vez que eu tive um problema com um serviço e o provedor do serviço ficava atrás de mim para conserta-lo...
Ele veio, viu que era o cabo que estava com defeito, trocou tudo bonitinho e tudo funcionou muito bem.

Agora tive que me mudar e liguei para cancelar. Como ainda não tinha terminando o contrato eles disseram que teriam que cobrar uma multa. Sugeriram que eu encontrasse alguem para passar o serviço ou transferisse para outro endereço. Liguei com o meu novo endereço pensando que no mínimo, transfiro o serviço até terminar o contrato (em abril) e depois cancelo. Como o apartamento que eu ia não tinha o serviço ONO disponível, eles disseram que eu podia cancelar sem ser penalizada. Legal, gostei.

5:05 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bruna, parece a conta da Brasil Telecom. Meu pai teve que entrar na justiça contra eles. Uma viagem. Abs

10:36 PM  

Postar um comentário

<< Home