A vida freelance não e fácil não. As pessoas acham que trabalhar em casa e legal, que a vida é tranquila, que da tempo de fazer de tudo. Acontece que frila não tem ferias, não tem horário e não tem vida própria. Tem horas em que não existe trabalho, e você tem que economisar, se apertar, e esperar. Outras vezes vem um monte de trabalho ao mesmo tempo. Durante as férias de Agosto, por exemplo, numa linda casa de campo no sul da França, com um sol maravilhoso, e um monte de gente na piscina, estava eu colada no computador, dentro da sala, sozinha sozinha. Voltei pra casa branca azulada. Depois fui pro Brasil cuidar da minha mãe, e acabei não fazendo muitas coisas que devia ter feito. Mas não fiz, e quando voltei já não tinha mais nada de trabalho. Esta tarde, no espaço de 10 minutos, apareceram 3 projetos. TRÊS, em dez minutos. Juro. E todos precisam estar prontos ao mesmo tempo, claro. Pois bem, agora não tem mais mamata.
Um dos tais projetos vai me pagar uma passagem pra Madrid, e uma estadia de 3 dias nesta cidade linda. Já viajei muito à trabalho (pela Europa, ao Brasil, Índia, Turquia, Marrocos, ...) mas sempre fui porque representava a universidade onde trabalhava, ou porque estava levando os alunos, ou indo à uma conferencia. Agora vou por mim, sozinha, representando eu mesma, e meu próprio trabalho. Gente coisa é outra chique.
O legal disso tudo é que o tal projeto madrilhenho vem de um dos homens que eu mais admiro, que por acaso é casado com a mulher mais fantástica do planeta. E isso não é um exagero. Juro. O Casal 20. Ele vem de Israel, e dedica sua vida à paz entre Israel e Palestina. Dedica sua vida à um dos maiores problemas dos nossos tempos. E consegue resultados. E continua batalhando. Ela é fotografa, muito, muito cheia de talento, e também dedica muitos projetos à paz. Se você colocar o nome dela, ou dele, na google, vai encontrar muitas paginas. Porque eles são realmente incríveis. E são pessoas simples, com quem eu já passei dias batendo papo, falando sobre filhos, sobre feminismo ou sobre o melhor método de limpar o chão da cozinha. E saio da casa deles sempre inspirada, querendo ser uma pessoa melhor, querendo fazer mais, viver mais, aprender mais. Existe coisa melhor?
Fiz o
site dela faz tempo. E o
dele comecei em 2005, com a ajuda de um moço fofo, e agora vamos colocar ele em dia, agitar, e fazer com que seja conhecido e apoiado. Então, por favor, visitem, lêem, coloquem links, indiquem. E fiquem de olho, porque logo, logo, ele vai mudar!
Nessas horas vejo que trabalhar de frila tem seu lado bom! Viva o frila!