domingo, novembro 30, 2008

Papa Bubble






Um casal de amigos vieram visitar Barcelona este fim de semana. Nas nossas voltas pela cidade, passamos pela minha loja de balas artesanais mais amada, o Papa Bubble. Eles estavam fazendo balas de hortelã. A gente sentia o cheiro desde o começo da rua.
Comprei alguns pacotinhos, que depois eu divido em saquinhos pequenos, e coloco junto com os presentes de Natal.




sexta-feira, novembro 28, 2008

Gracia Arts Project


Algum tempo atrás fiquei conhecendo o Gracia Arts Project. É uma associação de artistas, designers e fotógrafos residentes em Barcelona. Eles mantém uma galeria pequena no bairro Gótico, e tem a intenção de conseguir financiamento pra abrir um grande centro de artes na cidade. Sou sócia desde algum tempo, e à partir de agora, vou começar a trabalhar no site deles sobre um projeto de arquitectura que vai ficar show.
Aos que moram em Barcelona e são artistas: vale a pena se inscrever. Aos que não moram por aqui: fiquem de olho, que logo tem mais!




terça-feira, novembro 25, 2008

Primeiros

Hoje chegou o frio de inverno. Estava com um tempinho mais fresco, mas hoje saí de casacão de inverno pela primeira vez. De manha fizeram 3 graus! Quando cheguei na praia, onde vou no clube de natação, eles estavam desmontando os chiringuitos (barzinhos que ficam montados na areia durante todo o verão). Mais um sinal de que acabou a mamata, e agora vai ser inverno pra valer.
Foi também o meu primeiro dia na loja. Conheci uma menina fofa que tem um loja linda, de bijutaria, roupas, acessórios, enfim, tudo o que a gente gosta. Ela estuda corte e costura, então precisava de ajuda durante as horas de aula. Em troca, me deixa no estúdio, com 3 maquinas de costura, uma mesa grandona, e internet.... Então fico por aqui duas tardes por semana. A ver como vamos levar esta brincadeira. Quando tiver trabalho venho com o laptop, e quando não tiver, venho com panos!
Vamos fazer o site da loja, então logo também vou ter fotos pra vocês!




sábado, novembro 22, 2008

Foi sem querer que ultimamente estamos fazendo um circuito musical por aqui.
Primeiro fomos ver as lindas meninas N'Sista. Fiquei conhecendo a musica delas quando participei do Pulgas Mix em Agosto. Elas tocaram num lindo restaurante, no Jardim da Masana.
E este fim de semana fomos ver alDDao, (a foto é deles) que também foi show. Eles tocaram em um lugar do ladinho da minha casa, que não conhecia, um lugar meio underground mas que da vontade de entrar e nunca mais sair.
E amanha tem mais...




quinta-feira, novembro 20, 2008

Vamos fazer à feira...

Este fim de semana Barcelona vai estar cheia de ideias e inspirações. Chegou a Feira Criativa! O ano passado perdi a data, e este ano, a Monix me lembrou. Vamos juntas, e vamos andar muitos kms até ver tudo, tudo.
Gracias Monix!





A discoteca Pacha, de Valencia, vai fazer ma festa dia 5 de Dezembro. Se chama Pretty Woman. E as pessoas que pagarem os 20 euros de entrada estarão em um sorteio um pouco diferente. O que acontece é que o premio do sorteio não é uma viagem à Paris, uma caixa de Champagne, ou uma televisão. O premio é nada mais, nada menos que uma cirurgia plastica de aumento de peitos. Em tempo de crise, cada um inventa o que pode pra vender seu peixe, certo?
Esta sendo um escândalo, e autoridades em defensa de mulher estão tentando impedir o sorteio, mas o dono da discoteca diz que vai acontecer.
Foram feitas entre 350,000 e 400,000 cirurgias plásticas o ano passado na Espanha. Eu não gosto nem de imaginar quantas foram feitas no Brasil, onde aumentar os peitos virou moda, e as ricas e famosas até fazem propaganda de ter feito a intervenção.
E mais: será que ninguém esta lembrando que Pretty Woman era uma prostituta?




segunda-feira, novembro 17, 2008

Domingo...

Foi assim: sábado a gente resolveu fazer uma festinha em casa. Foi muito legal porque tenho a sorte de ter uma irmã cozinheira, que veio com super boa vontade e fez um super pica pica pra gente. Mas daí eu tinha que trabalhar no domingo (tive dois grupos de turistas muito simpáticos), então dormi 5 horas. Eu simplesmente não funciono sem dormir. Então quando voltei pra casa, estava toda boba, e nem aguentava olhar pra tela do meu amigo computador. Então tive que inventar coisas pra fazer. E ai veio o tricô. Adoro tricotar, mas fica meio limitado quando são só milhões e milhões de cachecóis. Mesmo assim, vai ser outro cachecol. A nova criação: cachecol bagunça rosa.





sábado, novembro 15, 2008

MACBA




Ontem fomos ao MACBA (Museu de Arte Contemporânea de Barcelona). Muitas vezes eles tem exposições meio mixurucas, e muitas vezes nem vale a pena entrar, mas eles estão com uma super mega exposição atualmente. Se chama Arquivo Universal, e contem uma quantidade impressionante de fotografias de todos os tempos. Mostra Paris na época do Haussman, Barcelona durante a reconstrução para as Olimpíadas, Nova Iorque, as guerras, e fotos dos grandes (Berenice Abbot, Walker Evans, Dorothea Lange,e muitos outros).

Chegamos às 17h30, e mesmo ficando até a hora de fechar o museu (20h), só vimos um terço da exposição. E olha que passamos por cada seção rapidinho. Mas pra alegrar o povo, a gente tem o direito de voltar quantas vezes quiser, até o final, em Janeiro 2009. Já vi onde vou estar passando meu tempo livre!

A exposição esta em Barcelona do 23/10/2008 - 06/01/2009, e depois vai pro Museu Berardo, de Lisboa, do 09/03/2009 - 03/05/2009. Vale a pena conferir, mas leva tempo! No MACBA, o preço é de 6 euros.




quinta-feira, novembro 13, 2008

Consulado.................

Outro dia fui renovar meu passaporte Brasileiro no consulado. A ultima vez que fui ao Brasil ele estava expirado, e tive que entrar como gringa, que não deve ser o correto... Leva quase um mês, o que eu acho um absurdo.
Quando estava saindo, peguei o elevador com uma moça. Ela perguntou:
-- Porque será que a gente fica tão nervosa com documentos? Não fizemos nada de errado.
E é verdade. Porque será?




Post_Office


Fotinha colorida do ano passado, com super balas lindas do Papabubbles....





Eu adoro costurar. Desde os 10 anos, quando fiz uma aula de corte e costura na minha escola "alternativa" (Rudolf Steiner), me apaixonei por maquinas de costura. Desde bastante tempo queria uma maquina, e este ano, uma grande amiga que tem uma Singer antigona, disse que eu podia ficar com ela na minha casa. A maquina esta toda suja e mal tratada. Até encontrei o manual de instruções na internet, (que data de 1966!!), mas o negocio esta complicado. Sou bastante ruim de costura, ou a maquina realmente esta velha demais. Mas vamos nos divertindo, de qualquer maneira, e nos entendemos como podemos...




quarta-feira, novembro 12, 2008

Cinza


Estou sentindo a falta do verão. O sol foi uma das principais razoes pelas quais eu quis sair de Paris e vir morar em Barcelona. E o sol por aqui é maravilhoso. Acontece que este inicio de inverno esta muito cinza. Já choveu tudo o que tinha que chover (e olha que com os problemas de seca por aqui, tinha que chover bastante). Agora fica este cinza escuro, sem fim. Não podemos reclamar da temperatura, que anda numa média de 15 graus durante o dia, que esta maravilhoso pra esta época. Mas e o meu solzinho, quando é que vem?




segunda-feira, novembro 10, 2008


Estes girasóis foram pra minha avó, quando ela morreu. Ela dizia que nós duas, leoninas, tínhamos o amarelo e o sol em comum.

Os girasóis também eram a flor preferida do meu primo.

Sinto muita falta dos dois. Ela, eu sei que se foi depois de uma vida longa e cheia de amor. Ele, ainda não entendo. Algum lugar deve existir uma explicação, mas eu não sei qual é.

Sinto muita falta. Sei que ele esta bem onde estiver. Ele sempre esteve bem onde estava. Por isso a saudade, e a vontade de mudar o que aconteceu com ele é puro egoísmo. Não é por ele, é por mim, e as pessoas que ficaram aqui comigo, se perguntando como é que aquilo pode ter acontecido.




domingo, novembro 09, 2008

Fomos passear este fim de semana...









sexta-feira, novembro 07, 2008

La Barceloneta

Barcelona esta sempre mudando. Desde os jogos olímpicos de 92, quando a cidade virou centro das atenções e das reformas, a evolução vai forte. Uma das mais recentes, que fica aqui pertinho, é a que esta no final da Barceloneta, na praia, na frente da minha piscina querida. Alguns meses atrás, começaram com isso:


Não sabia muito bem o que seria, até que alguém me explicou que era um hotel. Um mastrodonte, em cima da agua. Faz sentido. Nessa cidade de turismo constante, sempre cabe mais um hotel.
Recentemente vi o projeto. A ideia é fazer o Hotel Vela, que vai ser em forma de um veleiro. Hmmmmmm. Vai ficar assim:


Difícil de se imaginar, quando agora esta assim:



O projeto tem muita controvérsia. Primeiro porque esta na faixa marinha, onde oficialmente não se pode construir. Depois porque vai mudar muito toda a cara da nossa praia. E depois porque vai continuar a trazer ainda mais turistas chatinhos que invadem essa cidade. Mas veremos no que vai dar.




quarta-feira, novembro 05, 2008

Aaaaaaaaah, me poupe!

Fui renovar o passaporte hoje. Cheguei no consulado, esperei na fila, e quando entreguei a papelada, o homen olhou minha foto (horrível, tirada 1 mês atrás), e disse:
- Noooooooooooossa! Como você estava jovem. Muito antiga, essa foto?




E pra não falar no Obama

(Tá bom, eu sei, foi muito legal que os Americanos resolveram fazer uma coisa boa destas, e eu sei que o cara vai ter que trabalhar muito pra melhorar aquela terra, mas porra, finalmente eles estão no caminho certo...)

Mas eu ia falar de outro tema... Estou assustada. E impressionada. Parece que todos os casais que eu conheço estão grávidos, ou tendo filhos, ou sofrendo porque tiveram.

Estou na idade em que isso acontece, eu sei, mas dizem por ai que a natalidade na Europa esta muito baixa, e que isso é um grande problema. O negocio é que eu não estou vendo nada disso. Estão TODOS tendo filhos. Tem carrinho de bebe e criança choramingando pra todos os lados. Tenho alguns amigos que estão até já no segundo filho! Incrível.

Pode me chamar de egoísta, ou o que seja, mas eu não entendo pra que o povo quer tanto fazer filho. Eu adoro crianças, de verdade, mas dai pra sair produzindo meu próprio rebanho falta muito. E parece que o povo não tem noção do trabalho que isso representa.

Um casal de amigos tiveram uma primeira filha, e ficaram desesperados. Acho que eles imaginavam que a bichinha ia ficar dormindo num canto, e que eles iam seguir com a vida normalmente, e quando viram que não era bem assim, ficaram realmente pasmos. E então, o que que eles fazem? Ora, engravidam de novo! Pode?

Na verdade tenho que ter muito respeito por essa gente. Outro dia fiquei com uma menina linda, de 1 ano e meio, porque ela estava doente, não podia ir pra creche, e os dois pais estavam trabalhando. Fui buscar ela em casa, e fiquei cuidando dela durante 6 horinhas. Comparado com pessoas que produzem seus próprios filhos, isso não é nada. E comparado com a grande maioria das crianças que eu conheço, essa menina é um anjo de fácil e bem comportada. Mas eu achei que não ia sobreviver ao cansaço! E no final, minha casa estava uma bagunça tão impressionante, e eu estava um trapo. Mudei de roupa 3 vezes, porque estava suja de comida, e suando, e um desastre. Como é que a mãe dela faz isso todos os dias? E olha que ela é MUITO fácil.

Realmente não entendo. Mas acho muito legal. Quanto mais amigos resolverem fazer o impensável, mais crianças fofas vão estar por ai, disponíveis pra vim brincar com a Tia Bruna. E já que são crianças dos outros, tem aquele detalhe maravilhoso, que quando eles começam a chorar ou cansar a minha paciência, é só devolver aos pais. Por isso acho muito legal. Dou a maior força. Que façam bebes por ai, com tanto que não tem que viver na minha casa, acho otimo!

E viva o Obama!